Inicio

Edulink

Funcionalidades Ver artigo Imprimir

A framework EduLink é uma ferramenta que permite a criação de sistemas de informação específicos para a gestão de conteúdos digitais das escolas do ensino básico e secundário baseada no conceito de Cloud Computing. Este sistema de informação serve simultaneamente como portal informativo da escola e espaço colaborativo da comunidade educativa. Permite a gestão de informação de processos pedagógicos e administrativos através da organização e hierarquização da comunidade online. Sendo uma ferramenta simplificadora das tarefas do quotidiano da escola, inclui um conjunto de módulos úteis para os professores, alunos e encarregados de educação, possibilitando o acesso em tempo real à situação pedagógica e ao progresso das aprendizagens dos alunos.
Ao nível das acessibilidades respeita todas as normas internacionais do Consórcio World Wide Web.


pdf Edulink - Funcionalidades.pdf

Perfis
Ver artigo Imprimir

A construção de um Portal deve iniciar-se através da criação de um perfil (template) pré-criado (disponibilizado por defeito) ou construído de raiz com um layout completamente novo e original. A criação de um perfil não exige conhecimentos de programação (html, css ou php).

Cada portal deverá ter um perfil principal para apresentação dos conteúdos. Todavia, através da criação de mais perfis, é possível criar sub-portais (micro-sites) acedidos através do portal principal.

Em cada perfil devem ser definidas:

  • as configurações gerais do portal;

  • as cores/imagens e dimensões do layout do portal;

  • as secções para cada um dos blocos do portal.



Categorias
Ver artigo Imprimir

Com esta plataforma é simples criar categorias de conteúdos nas quais serão publicados os artigos. Ao nível da visualização, cada categoria pode ser pública ou restrita a um grupo de utilizadores.

As categorias podem apresentar vários formatos de acordo com as configurações definidas na criação. Uma nova categoria pode ser configurada como um forum, um blog, uma galeria de fotos, um arquivo de documentos, uma pasta de ficheiros, etc.

Blocos
Ver artigo Imprimir

Para além das categorias, é possível criar blocos estáticos com conteúdos de diversos tipos. Num bloco podemos configurar uma mini-aplicação web based, um RSS externo, uma imagem, animação ou vídeo, uma lista de tópicos de uma categoria ou o último artigo publicado numa determinada categoria.

Os blocos são publicados através da respectiva atribuição no perfil do portal. Esta atribuição é efectuada na área "Página Principal" dos Perfis.

Permissões
Ver artigo Imprimir

É nesta página da área privada que o administrador pode configurar os níveis de acesso de cada grupo de utilizadores. Pode dar permissões de acesso a cada item da área privada bem como de redigir ou publicar nas categorias existentes. Depois, facilmente atribui esse grupo de permissões aos utilizadores indicados.


Menus
Ver artigo Imprimir

Nesta área, o administrador (ou outro utilizador com permissão) pode criar os menus que desejar. Este podem ser através de botões ou cores, horizontais ou verticais, com icons ou não.

Em cada menu devem ser definidos os links que se desejar. Cada item pode ligar a uma categoria, a um perfil, ou a outras páginas internas ou externas.

Após criar um menu, será criado automaticamente um bloco para posterior apresentação no perfil desejado.

Menu de administração
Ver artigo Imprimir

Após correcto login, os utilizadores terão acesso ao menu de administração configurado de acordo com as permissões do grupo ao qual pertence. Este menu é apresentado na página sem necessidade de entrar num ambiente diferente de administração. 

Caso não seja atribuída a secção de login a um bloco do perfil, surgirá sempre na barra inferior um link para o formulário de login.

Artigos
Ver artigo Imprimir

Desde que o utilizador tenha permissão para redigir ou publicar um artigo, terá acesso ao modo de edição de uma determinada categoria (através de um botão no topo). Assim, poderá alterar para este modo e editar, acrescentar ou publicar os conteúdos que desejar.

Na postagem de artigos, poderão ser enviadas imagens que automaticamente serão redimensionadas e comprimidas pela plataforma. O utilizador não necessita de as editar antes de enviar. O único cuidado a ter é o tamanho máximo permitido.

Para além das imagens, o utilizador poderá enviar documentos ou vídeos que serão publicados no portal.


Facebook  Feed Edulink Mobile Mobile Android APP