5 Formas de reduzir o consumo de papel na Educação com a plataforma Edulink
Na semana em que o Governo aprova diploma que lança o projeto “Papel Zero” que tem por objetivo reduzir a utilização de papel através da digitalização dos processos e comunicações nos órgãos da Administração Pública, faz todo o sentido falar no esforço que uma empresa portuguesa tem vindo a fazer ao longo dos últimos anos de desenvolvimento e promoção de utilização de ferramentas eletrónicas nos estabelecimentos de ensino.
As estatísticas do Plano Anual de Atividades foram significativamente melhoras sendo agora possível consultar em modo gráfico e/ou tabela os dados numéricos mais significativos das atividades a realizar ou já realizadas no Agrupamento. A título de exemplo, seguem 3 gráficos demonstrativos da realidade de um Agrupamento que usa a Edulink no quotidiano da sua atividade pedagógica.
E se fosse possível acompanhar em tempo real o cumprimento das planificações e disponibilizar aos pais e alunos uma visão rápida sobre os conteúdos já lecionados e a lecionar?
Sim, já não é impossível. A Edulink disponibiliza a partir deste ano letivo um módulo bastante útil na orientação e organização do estudo por parte dos alunos.
Desta forma, a Edulink contínua a dotar as escolas com ferramentas que lhes permitam construir um ensino mais dinâmico deixando para o passado os documentos estáticos disponibilizados ano após ano.
Mais um passo no caminho da eliminação do papel nas escolas!
Para que o espaço digital não limite a criatividade dos professores nem impeça a partilha de documentos, aumentamos o alojamento de cada portal de Agrupamento para 50GB.
Se faz parte do órgão de gestão do Agrupamento, não perca a oportunidade de informatizar, de facto, a sua escola.
A Edulink disponibiliza a alunos, professores, encarregados de educação e assistentes uma aplicação para o sistema Android integradora das funcionalidades do Portal do Agrupamento.
Permite a consulta de horários, agendamento e classificações dos testes, faltas, sumários, convocatórias, calendário personalizado, avaliações, blogues privados e blogues de disciplinas.
Incluí a funcionalidade Mural onde é possível partilhar e comentar na rede social interna do Agrupamento. A aplicação é multi-utilizador e funciona em modo online e offline.
Para utilizar, devem instalar a aplicação efetuando o download em:
Está disponível mais uma categoria automática complementar do Módulo Atividades. Esta categoria disponibiliza uma página pública com as atividades do agrupamento organizadas por data de realização. As atividades já realizadas e avaliadas são apresentadas com as respetivas imagens e resumo da atividade. Esta funcionalidade permite uma eficiente gestão da informação sem necessidade de intervenção suplementar para a sua divulgação.
Estudo revela que digitalização de processos é essencial para o sucesso das empresas
O bom desempenho das empresas vai passar necessariamente pela qualidade das forças de trabalho. Os colaboradores que têm acesso a toda a informação são os que mais vão contribuir, mas precisam de ser criadas condições para que isso aconteça.
Está disponível uma categoria pública pré-definida com a apresentação gráfica dos dados estatísticos de todo o agrupamento. Estes dados são alimentados pelos formulários individuais preenchidos pelos alunos e encarregados de educação aquando da matrícula anual.
Foi disponibilizada uma nova categoria pré-definida. Designa-se de Agrupamento e apresenta ao público os seguintes dados: - Órgãos de gestão, respetivos elementos e cargos; - Escolas do agrupamento com dados, imagens e localização geográfica; - Alunos divididos por nível de ensino e turmas; - Turmas com total de alunos e designação do diretor de turma ou professor titular; - Clubes com total de elementos e designação do responsável; - Departamentos com total de elementos e designação do coordenador; - Outros grupos da comunidade com total de elementos e designação do responsável.
O Módulo de Participações permite a qualquer elemento (docente ou não docente) comunicar aos diretores de turma e à direção alguma participação de ocorrência ou disciplinar. Para além de ser alertado por e-mail, o diretor de turma pode visualizar as participações referentes aos alunos da sua turma no separador informações do menu privado da turma. Caso seja oportuno, o diretor de turma pode indicar o seu parecer e posteriormente a direção despachar convenientemente.
O Módulo de Requisição de Recursos permite, aos elementos da comunidade educativa, a requisição dos recursos disponibilizados pela escola para as diversas atividades educativa, formativa e pedagógica.
Está a ser desenvolvido um novo módulo para agilizar, facilitar e integrar o Plano Anual de Atividades. Neste momento, já está disponível o formulário para inserção de propostas de atividades. Estas, após serem aprovadas pela escola, devem ser validadas na plataforma por um elemento da direção na listagem global de atividades. A organização é por ano letivo e existem uma conjunto de dados relacionadas que devem ser configurados na plataforma. O objetivo é interligar estas atividades com o calendário e os sumários. Posteriormente será disponibilizado um inquérito para o público-alvo e um formulário de avaliação de atividade para o professor proponente.