5 Formas de reduzir o consumo de papel na Educação com a plataforma Edulink
Na semana em que o Governo aprova diploma que lança o projeto “Papel Zero” que tem por objetivo reduzir a utilização de papel através da digitalização dos processos e comunicações nos órgãos da Administração Pública, faz todo o sentido falar no esforço que uma empresa portuguesa tem vindo a fazer ao longo dos últimos anos de desenvolvimento e promoção de utilização de ferramentas eletrónicas nos estabelecimentos de ensino.
As estatísticas do Plano Anual de Atividades foram significativamente melhoras sendo agora possível consultar em modo gráfico e/ou tabela os dados numéricos mais significativos das atividades a realizar ou já realizadas no Agrupamento. A título de exemplo, seguem 3 gráficos demonstrativos da realidade de um Agrupamento que usa a Edulink no quotidiano da sua atividade pedagógica.
E se fosse possível acompanhar em tempo real o cumprimento das planificações e disponibilizar aos pais e alunos uma visão rápida sobre os conteúdos já lecionados e a lecionar?
Sim, já não é impossível. A Edulink disponibiliza a partir deste ano letivo um módulo bastante útil na orientação e organização do estudo por parte dos alunos.
Desta forma, a Edulink contínua a dotar as escolas com ferramentas que lhes permitam construir um ensino mais dinâmico deixando para o passado os documentos estáticos disponibilizados ano após ano.
Mais um passo no caminho da eliminação do papel nas escolas!
Para que o espaço digital não limite a criatividade dos professores nem impeça a partilha de documentos, aumentamos o alojamento de cada portal de Agrupamento para 50GB.
Se faz parte do órgão de gestão do Agrupamento, não perca a oportunidade de informatizar, de facto, a sua escola.
A Edulink disponibiliza a alunos, professores, encarregados de educação e assistentes uma aplicação para o sistema Android integradora das funcionalidades do Portal do Agrupamento.
Permite a consulta de horários, agendamento e classificações dos testes, faltas, sumários, convocatórias, calendário personalizado, avaliações, blogues privados e blogues de disciplinas.
Incluí a funcionalidade Mural onde é possível partilhar e comentar na rede social interna do Agrupamento. A aplicação é multi-utilizador e funciona em modo online e offline.
Para utilizar, devem instalar a aplicação efetuando o download em:
Está disponível mais uma categoria automática complementar do Módulo Atividades. Esta categoria disponibiliza uma página pública com as atividades do agrupamento organizadas por data de realização. As atividades já realizadas e avaliadas são apresentadas com as respetivas imagens e resumo da atividade. Esta funcionalidade permite uma eficiente gestão da informação sem necessidade de intervenção suplementar para a sua divulgação.
Sumários digitais (do pré-escolar ao secundário e profissional)
Na página principal da área privada, os professores têm acesso ao mapa semanal dos sumários letivos e não letivos. A partir desta apresentação, os professores podem inserir, editar ou eliminar os sumários de acordo com as configurações efetuadas pelo órgão de gestão da escola.
Estudo revela que digitalização de processos é essencial para o sucesso das empresas
O bom desempenho das empresas vai passar necessariamente pela qualidade das forças de trabalho. Os colaboradores que têm acesso a toda a informação são os que mais vão contribuir, mas precisam de ser criadas condições para que isso aconteça.
Está disponível uma categoria pública pré-definida com a apresentação gráfica dos dados estatísticos de todo o agrupamento. Estes dados são alimentados pelos formulários individuais preenchidos pelos alunos e encarregados de educação aquando da matrícula anual.
Foi disponibilizada uma nova categoria pré-definida. Designa-se de Agrupamento e apresenta ao público os seguintes dados: - Órgãos de gestão, respetivos elementos e cargos; - Escolas do agrupamento com dados, imagens e localização geográfica; - Alunos divididos por nível de ensino e turmas; - Turmas com total de alunos e designação do diretor de turma ou professor titular; - Clubes com total de elementos e designação do responsável; - Departamentos com total de elementos e designação do coordenador; - Outros grupos da comunidade com total de elementos e designação do responsável.
O Módulo de Participações permite a qualquer elemento (docente ou não docente) comunicar aos diretores de turma e à direção alguma participação de ocorrência ou disciplinar. Para além de ser alertado por e-mail, o diretor de turma pode visualizar as participações referentes aos alunos da sua turma no separador informações do menu privado da turma. Caso seja oportuno, o diretor de turma pode indicar o seu parecer e posteriormente a direção despachar convenientemente.
O Módulo de Requisição de Recursos permite, aos elementos da comunidade educativa, a requisição dos recursos disponibilizados pela escola para as diversas atividades educativa, formativa e pedagógica.
Está a ser desenvolvido um novo módulo para agilizar, facilitar e integrar o Plano Anual de Atividades. Neste momento, já está disponível o formulário para inserção de propostas de atividades. Estas, após serem aprovadas pela escola, devem ser validadas na plataforma por um elemento da direção na listagem global de atividades. A organização é por ano letivo e existem uma conjunto de dados relacionadas que devem ser configurados na plataforma. O objetivo é interligar estas atividades com o calendário e os sumários. Posteriormente será disponibilizado um inquérito para o público-alvo e um formulário de avaliação de atividade para o professor proponente.
Foi criada uma categoria pré-definida que cria dinamicamente um formulário de contacto para qualquer utilizador da comunidade. Para isso basta marcar o campo [página de contactos] para que o responsável do grupo ou um utilizador possa ser contactado por e-mail a partir dessa formulário. Para publicar essa categoria, o webmaster deve disponibilizá-la num menu do perfil desejado.
No dia 14 de Maio de 2010, a plataforma EduLink apresentou-se publicamente na 1ª Jornada Conteúdos Digitais na Educação realizada na Universidade do Minho. Esta apresentação consistiu num workshop onde cerca de 12 participantes tentaram criar uma comunidade educativa virtual com recurso às potencialidades da plataforma.
Foi criada uma área de comunicação através de mensagens curtas do tipo rede social. Uma vez criada a comunidade, qualquer elemento pode enviar uma mensagem para um grupo específico. Por exemplo, é possível enviar uma mensagem para todos os alunos ou apenas para os alunos de uma turma ou apenas uma uma pessoa da comunidade. Este módulo potencia a comunicação, partilha e divulgação de conteúdos e actividades entre todos os elementos da comunidade.
Para além do formato JPG é possível inserir imagens nos formatos PNG e GIF. Nos artigos, as imagens são automaticamente formatadas e redimensionadas no upload para 3 tamanhos padrão: pequeno (100px), médio (250px) e grande (1200px).
O EduLink já interliga com o Twitter. Cada escola deve ter a sua conta (ou contas) no Twitter e configurar, nas definições de cada perfil. Posteriormente, devem ser definidas as categorias que publicam directamente no Twitter. Assim, o Twitter de cada escola estará sempre actualizado sem necessidade de intervenção adicional. A conta http://twitter.com/escolaspt republica os posts de todas as escolas.